Vidros de segurança

 Conheça um pouco sobre cada um deles

Vidro temperado

O vidro temperado é fabricado a partir do vidro float convencional, por isso possui todas as suas características tais como transparência, coloração e paralelismo nas faces. 

É produzido através de tratamento térmico, denominado têmpera, que confere ao produto resistência mecânica a flexão e a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de temperatura de até 227°C, conforme ABNT NBR 14698:2001. 

A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro.

 

As características de segurança do vidro temperado consistem em elevada resistência, cerca de 5 vezes maior que a do vidro comum e na forma como se fragmenta, em caso de quebra. 


Ao quebrar-se, o vidro comum (tecnicamente chamado de monolítico) produz fragmentos grandes, pontiagudos e muito cortantes. Já o vidro de segurança temperado, quando se quebra, é fragmentado em pedaços pequenos, arredondados e muito menos cortantes se comparados ao vidro de comum, aumentando significativamente a segurança oferecida pelo produto e garantindo a integridade física do usuário (ABNT NBR 14698:2001). 

Vidro laminado

Também considerado um vidro de segurança, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral), por esta razão, mais resistente a impactos.

 

Além de aumentar a resistência a impactos, a película plástica de PVB também tem a função de filtrar em 99,6% os raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos.

Os laminados possuem também uma característica de redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB.

 

O vidro laminado é produzido de acordo com a norma ABNT NBR 14697 – Vidros Laminados.

 

Quando quebrado, os fragmentos ficam presos nesta camada intermediária (PVB), que por sua vez possui alta resistência elástica, absorvendo o impacto e mantendo os estilhaços até a substituição do vidro.

 

A EsquadraTech disponibiliza vidros laminados em diversas espessuras e cores, de acordo com o seu projeto. 

Consulte-nos!